domingo, 18 de janeiro de 2009

Quando o arrependimento perde seu valor



Pedir desculpas é algo tão comum, tão fácil. O difícil é arrepender-se. Quando magoamos a alguém, na maioria das vezes, deixamos o tempo “curar a ferida”, ou para apaziguarmos a situação, sobra-se em lábios: “Foi mal, desculpa”.

Porém ao que foi ofendido é uma tarefa tamanha o perdão que, por diversas vezes, é liberado sem que tenha havido um real sentimento de arrependimento na pessoa a qual o ofendeu. Na oração de Daniel, no seu capítulo 9 ele fala algo de muita sabedoria em seus versos de números 7,8 e 9 em outras palavras ele revela o estado carnal do homem, um comparativo de nossa natureza com a essência de Deus. O julgo desigual nos homens, “a Deus, porém pertence à justiça”, o perdão dado pelo homem é algo muito superficial, em relação ao seu sentido real. Talvez você concorde comigo: Deus perdoa diferente, pois Ele é o amor. O perdão de Deus é algo genuíno, único, eu concordo, mas assim como o homem, Ele também ira-se. Ele nos ensinou que podemos até nos irar, mas não podemos deixar que isso nos provoque um pecado. Assim como Deus, nossa misericórdia deve acordar a cada manhã. O rancor quando habita nossos corações é capaz de nos mover a pensamentos e atitudes de morte. Quem nunca jurou de morte, ainda que em pensamento alguém? - “Eu vou matar ele (a)!” Um simples ato cresce e toma uma imensidão que pode arruinar uma vida. Talvez você esteja pensando “que exagero!”, mas não é não querido, é um ato não resolvido que leva um marido a assassinar sua esposa, um namorado a dar termino a vida de sua ex-namorada. Tem que haver um motivo, por mais bobo que seja. O ser humano é capaz de surpreender-se em atitudes, jamais pensadas, que seriam capazes de existir.

Voltando ao tema central deste “post”, o arrependimento, de tão usual, em algumas horas torna-se irreal. O estado de arrependido caracteriza-se em remorso. Você não concorda com a maneira com a qual você agiu. Também é caracterizado em compunção, ou seja, um estado de contristar-se. Um coração contrito o Senhor não rejeita. Ele não abandona os fracos de Espírito. E por fim, quando em arrependimento, ficamos tristes. Por mais que caiamos em nós mesmos e pensemos: “que tolice. Como fomos errantes”, é um estado de tristeza, pois reconhecemos que não agradamos, faltamos, retiramos a esperança que alguém, ou até mesmo de Deus, tinha por nós. Deus sabe tudo o que ocorrerá conosco, mas temos dois caminhos a escolher e Cristo espera que você escolha a opção certa.

Acostumados a nos acostumar

Um mandamento que Deus nos deu é o de não nos conformarmos com este mundo, não aceitemos a aceitação do erro. (Romanos 12:02 / 1 Pedro 1:14) Como tem sido difícil na pratica esta realidade. A cada novo dia somos bombardeados pela mídia, também por circunstâncias de nosso dia a dia , à aceitação de coisas ilícitas rotulas com uma embalagem de: “temos que aceitar as pessoas como elas são”, “Nada a ver”, “que mal há?” “Não podemos ser preconceituosos” (não me refiro à raça, cor ou financeiramente).

Lembre-se: liberdade de pensamento, quando fundado em Deus, produz acertos. Quando Jesus nos instruiu tais palavras, escritas no livro de Romanos, ele não queria dizer-nos pra olharmos os erros do mundo e cruzar os braços julgando-os e dizer-lhes: “Isso é inaceitável, você está errado!” Não condene a ninguém. Não exclua ninguém, por um erro cometido. Quem somos nós pra condenar a um pecador se também somos um? Porém sim a prática do erro, o pecado, esta sim deve ser denunciada. A instrução é quem impulsiona a caminhos alinhados.

É lindo quando podemos dizer que somos imitadores de Cristo e Deus na sua forma homem, na pessoa Jesus, ele mesmo com todo o poder disse: “eu não vim julga-los, mas salvá-los”. Somente os doentes precisam de compaixão e cura. Eu sou doente. A doença do homem é o pecado, eu posso não estar doente, mas por ser um é que necessito da compaixão e instrução de Deus.

Acomodar é um privilégio de carne. Qual pessoa nunca sonhou em receber uma boa “grana”? Claro, sem esforço. Nada de trabalho, nada de salário no fim do mês, mas sim uma boa “bolada de dinheiro” e com esse, que em larga extensão de zeros, pudesse comprar uma bela e confortável casa numa ilha e fosse capaz de passar o restante de seus dias nesta, deitado numa rede, sendo servido e só a descansar. (Acho que acabei de escrever meu sonho de carne. (risos)). Porém não alcançamos a maioria de nossos sonhos em espírito, pois, ao contrário dos carnais, isso cansaria a alma. Pensando num âmbito espiritual, qual a nossa missão como filhos de Deus? R: Falar de Seu plano de salvação a todos os homens e que assim chegue o fim pra que passemos nossa eternidade com Ele. “O mundo é muito grande. Estou preocupado demais com minha família. Como será minha vida se eu decido dizer sim a Deus?” Estas são as palavras que geralmente dizemos, eu já as disse, porém essas são justificativas errôneas para darmos o “por que” de não largarmos nossas coisas para seguirmos a Cristo.

Somos tão acostumados a tamparmos nossos ouvidos para certas coisas que chegamos até ser cegos pra outras. É como naquela conhecida narrativa, onde dado homem vira pra Deus e fala: “Hoje Jeová vai falar comigo!” e espontaneamente abre a bíblia num livro onde fale a ele sobre morte e ele começa a andar uns “livrinhos” pra frente e “sem querer” chega ao salmo 23.
Há horas que Deus nos diz: “Vai”, e recuamos. Evangelismos de rua, como essa palavra tem sido esquecida em nossos dias. Cultos ao ar livre, a igreja indo à comunidade. Quase em extinção. Há meninos e meninas paradas nas esquinas perto de sua igreja e de sua casa que você poderia transforma-los se falasse a eles que ainda há esperança. O mundo tem pressa de vida.

Não esqueço algo que aconteceu comigo e com meu irmão a cerca de seis anos atrás, onde no caminho pra igreja, fomos interrompidos por uma mulher que em prantos pediu-nos pra orar. Eu e ele, que novos ainda, falamos a ela: “fique tranqüila, Jesus te ama, nós oraremos por você.” E pensando em ir embora, ela não nos deixou ir, era naquela hora que ela precisava de ajuda e era preciso que ali mesmo orássemos por ela. Fizemos então e aquele momento com Deus pode acalmá-la. Não é das orações feitas na igreja, somente, que as pessoas precisam. Elas necessitam ser tocadas, elas precisam ver em você Cristo. Não se esqueça, elas buscam com olhos, por mais que seus corações anseiem por Jesus, elas buscam você, pois sabem, em oculto, que Cristo está em você, e é dEle que elas tem fome.

É nesse modo de viver que vamos acostumando a deixar o mundo como está, afinal, “eu já dou o meu dízimo e ofertas missionárias”. É o mundo moldando a gente, ou pelo menos nos calando e sofrendo por ausência de verdade. E acostumamos a nossos erros. A alma não se sente bem. Você acostuma-se, pois tampou os ouvidos. Acomodamos com os outros. Temos tantos problemas, porque me preocupar com os problemas dos outros? Por fim, não resolvemos nossa vida, nem tampouco ajudamos aos próximos.

Em relação ao arrependimento, acontece também de nos acostumarmos. Já se tornou tão comum a nossa adaptação, com o erro, que não vamos nos arrepender com facilidade. O reconhecer do estar no erro, estar doente de pecado, e querer modificar-se, sair dessa situação reconhecendo que necessitas de concerto, é que caracteriza arrependimento. O Espírito de Deus é quem move nossos corações ao arrependimento.

É necessário a transformação(metanóia) constante, a bíblia diz, “transformai-vos”. Não é como num tratamento de beleza onde podemos entrar um e sair outro, essa transformação é dia a dia. Sabe o resultado: diminuição de erros, porém nunca um findar total deles, pois o arrependimento ensina-nos a não cometermos mais erros, porém pecamos e infelizmente erramos outra vez, mas saiba, você pode ser transformado novamente. Metanóia! Agora pouco lembrava-me de uma frase de um verso que diz: “errar pra acertar” e imediatamente, involuntariamente eu pronunciei: “tolice”. Prefiro acertar pra não ter que errar. Os erros pode até nos ensinar, de certa forma, a não errarmos mais, porém são as certezas e sensações de ter feito as coisas certas que nos firmam e solidificam a não precisarmos de errar. Não se iluda com aquele velho enredo de filme, onde bom é o que mente pra proteger. Bom é aquele que denuncia o erro e ajuda a caminhar.

Achando respostas onde não há

Justificativa. Essa é a primeira palavra que achamos necessária quando vamos pedir desculpas a alguém por um erro cometido. Elas cobram isso implícito em sues olhares. É tão difícil dizer: “Eu errei, fui ignorante. Perdoa-me?”. A perfeição é algo bom, bonito, magnífico e achamos que as pessoas precisam ser perfeitas paras serem boas. Acreditem, todos erramos e se alguém próximo a você ainda não errou contigo, pode ter certeza, há 100% de chance de ela vir a errar. Quanto maior a aproximação, quão mais à-vontade ela se sentir, mais fácil será pra que ela erre. Não estou dizendo que seu relacionamento com as pessoas deva ser mais afastado pra que isso não ocorra, isso é inevitável, pois essa mesma estimativa serve pra quem vive com você, você também é perceptível, facilmente, ao erro. Ache resposta nisso, ao invés de um julgo, trate o erro. Deus é a fonte de todo o conhecimento, busque respostas.

O erro produz ego e este petrifica nossos corações. Presságio de concupiscência é um coração de pedra. Num espírito novo e santo, nosso coração é de carne. (Ez. 11:19 / 36:26). Um coração de pedra é considerado desumano e na realidade bíblica, seria “desespiritual”. Os homens julgam bondade como algo humanizado, ou seja, de piedade, de amor. O homem em si possui um coração petrificado pra tudo e Deus nos modifica. A resposta de Deus é que o coração de carne é nossa transformação. Quando em ego, é como se voltássemos ao estado carnal, pois rancor, ódio, mágua e enrijecer de arrependimento é característica de homem que não conhece a verdade de Deus.

Uma simples vontade de transformar o estado com que se encontra já é uma resposta pra modificação. Já é o primeiro passo. Isso é arrependimento. Analisar é uma atitude de inteligência, esquecer é resposta aceitável a um estado de acomodação. Quando você chegar a conclusão de um problema você notará que as respostas estão sempre a sua frente. A mais simples delas foi a que te salvou. Precisas de respostas? Deus as tem. Ore, ore por tudo. É na oração que fazemos bem a nossa alma e encontramos TUDO. A fé em que Ele pode é uma resposta.

Nessa hora age a misericórdia de Deus (Mt. 5.7)

“Através da misericórdia, por verdade, é onde se purifica a iniqüidade, por temer ao Senhor que os homem desviam-se da maldade” é confessando nossos erros, querendo a mudança que alcançamos a misericórdia que Deus tem pra nos oferecer (Provérbios 16: 6 / Provérbios 28: 13). Como eu disse anteriormente, a misericórdia de Deus se levanta todas as manhãs. A bíblia nos diz que é a misericórdia de Deus a causa de não sermos consumidos, pra que não evaporemos ( 2 Co. 4:01). Por que Ele te ama, Ele é teu Pai. Você pode até, em um momento de ira dizer a seu filho: “saia da minha frente”, mas você o ama e mal algum quer fazer com ele. Assim também é Deus, o amor, mesmo em estado de erro, é revelado em misericórdia.

Arrependimento é um sentimento que Deus nos faz ter quando nos mostra onde, como e quando erramos. As vezes penso: Graças pela existência de Deus e por reger-nos, pois sem Deus, nós mesmos já teríamos nos auto destruídos. É por isso que nos chama de ovelha: Necessitamos de correção e ensino constante. Palavras que nos machucam momentaneamente também podem nos ensinar, quando vindas de Deus.

Em grande riqueza se tem misericórdia Deus, Ele não vai te abandonar. Se você voar alto, lá Ele estará. Se em algum momento as trevas esconderem sua aurora, pra Cristo os dois tem o mesmo efeito e Ele até ali te susterá.

Peça a Cristo para mover o teu coração, segundo a misericórdia que a Ele pertence te conduza ao arrependimento. Localize teus erros e traces caminho de paz na conclusão e resolução de cada um deles. A luta, o esforço de um filho alegra ao Pai e move Seu coração a ajuda.

Não é o fim. Jesus é a saída, Ele é a solução. Mais que uma resposta, Ele te conduz, quando obscuro Ele ilumina, fonte de felicidade, esperança. A única saída pra tudo é Jesus. Na insegurança, Sua mão fortemente é capaz de conduzir-te até a solução e quando tudo estiver resolvido Ele te abraça, Feliz e Satisfeito dizendo: “este é meu filho amado, em quem eu tenho grande alegria”.
Nada pode separa-nos do amor de Deus. Acredite que em Tudo Deus está.

Matheus Gerhard
Boa semana!



Escreva para: blogdotheu@yahoo.com.br

____________


__________
Leia mais sofre misericórdia em: Gênesis 19: 19; Gênesis 43: 14; Êxodo 20: 6; Êxodo 33: 19; Números 6: 25; Números 14: 18, 19; Deuteronômio 5: 10; Deuteronômio 7: 9, 12; Deuteronômio 13: 17; I Samuel 15: 6; I Samuel 20: 8; II Samuel 15: 20; I Reis 8: 50; II Reis 13: 23; I Crônicas 17: 13; II Crônicas 30: 9; Neemias 1: 5; Neemias 9: 28, 31; Neemias 13: 22
Ester 4: 8; Jó 9: 15; Jó 10: 12; Salmos 4: 1; Salmos 6: 4; Salmos 9: 13; Salmos 23: 6; Salmos 25: 7, 10, 16; Salmos 32: 10; Salmos 57: 3; Salmos 59: 5; Salmos 98: 3; Salmos 103: 4; Provérbios 16: 6; Provérbios 28: 13; Isaías 30: 18; Isaías 33: 2; Isaías 47: 6; Isaías 60: 10
Jeremias 6: 23; Jeremias 16: 5; Jeremias 42: 12; Lamentações 2: 21; Daniel 1: 9; Daniel 2: 18
Daniel 4: 27; Daniel 9: 4, 9; Oséias 6: 6; Oséias 10: 12; Oséias 14: 3; Jonas 2: 8; Habacuque 3: 2; Zacarias 1: 16; Mateus 5: 7; Mateus 9: 13; Mateus 12: 7; Mateus 23: 23; Marcos 5: 19
Lucas 1: 50, 58, 72, 78; Lucas 10: 37; Lucas 16: 24; Romanos 1: 31; Romanos 9: 15, 16, 18, 23; Romanos 11: 30, 31, 32; Romanos 12: 8; Romanos 15: 9; I Coríntios 7: 25; II Coríntios 4: 1; Gálatas 6: 16; Efésios 2: 4; Filipenses 1: 8; I Timóteo 1: 2, 13, 16; II Timóteo 1: 2, 16, 18
Tito 3: 5; Hebreus 4: 16; Hebreus 10: 28; Tiago 2: 13; Tiago 3: 17; Tiago 5: 11; I Pedro 1: 3
I Pedro 2: 10; II João 1: 3; Judas 1: 21, 23.

Leia mais sofre amor de Deus em: Lucas 11: 42; João 5: 42; Romanos 5: 5; Romanos 8: 39; II Coríntios 13: 13; II Tessalonicenses 3: 5; I João 2: 5; I João 3: 17; I João 4: 9; I João 5: 3; Judas 1: 21.









Nenhum comentário: