quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Deus, uma morada eterna.


“É meu Deus, a minha rocha, nele confiarei; é o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. O meu Salvador; da violência tu me livras”. 2º Samuel 22.3

Quando temos o Senhor como nossa morada, nossa fortaleza, temos vida em momentos desapropriados, consolo em momentos difíceis, temos força em fraqueza, alimentamos nosso espírito. Não há nada melhor que estarmos na presença de Deus Ele nos reveste de alegrias perpétuas, e nos dá sorrisos onde já não vemos esperanças, livres e em mansidão faz-nos caminhar.

A Sua palavra diz: “O Senhor é também um alto refúgio para o oprimido, um alto refúgio em tempos de angústia.” (Salmos 9.9) Às vezes fico pensando: Deus um ser Tão Supremo, e nós tão pequenos, mesmo assim mexemos com o coração do Criador. Certa vez li algo que dizia: “Ninguém melhor para conhecer a obra, do que seu próprio autor.” Pois é ninguém melhor para nos conhecer se não Deus, mesmo nós sendo tão pequeninos, pecadores, pobres e cegos, o Senhor, mesmo assim, apesar de todas as nossas pendências, decide amar-nos. Ele nos acolhe, Sua graça nos basta, não devemos andar com pensamentos em o que podemos ter, cremos sim que o Senhor muito, muito mais que pedimos ou pensamos, pode nos dar. Você pede a Deus, em todo o momento que te sustente a vida? Suplica pra que o livres todas as manhãs da “seta que voa ao meio dia”? Ele te livra e te sustém e a vida é o bem mais caro de todo o ser humano, você só tem uma. Se acabar, acabou. Nossa postura deve ser a de assumirmos uma conduta de servos e não de pedintes, devemos crer que estamos em uma morada firme, uma morada cujas terras dão o que necessitamos.

É magnífico pensarmos no cuidado que Deus tem por nós. Estou lendo um livro que fala sobre os evangelhos antigos, o antigo testamento, que se intitula: “A Bíblia que Jesus lia” (Philip Yancey) – vale à pena lê-lo. Tanto o antigo testamento, quanto livro de Yancey - e algo muito bom que pude trazer de novo à meus pensamentos é o amor de Deus, sua essência, o porque do cuidado de Cristo, este amor que por horas esquecemos existir. Se olharmos o antigo testamento, pense em uma história conhecida, Moisés que seja, hora olhamos as atitudes daquele povo e pensamos, um Deus tão perto, tão visível em seus sinais e, mesmo com todas as evidências, esses vêm a se perder no caminho da terra santa. Você já pensou assim? Pensa em quantas coisas Deus fez pra mostrar a humanidade que se importa conosco. Ele fez isso tudo só por um motivo, por amar de mais. Amor esse que dizemos ter tamanho e que em alguns momentos, ao olhar a grandeza do amor que Cristo tem, é tão apoucado. Uma frase do livro de Yancey que me chamou muita atenção diz: “Em nosso mundo secularizado e industrializado, conseguimos passar uma semana inteira sem deparar com sequer um lembrete de que este mundo é de Deus”. Cristo quer estar conosco o tempo todo, acredite: Ele está. Apenas nem sempre O notamos. Na busca por um Deus mais palpável encontramos apenas nós mesmos. A nossa busca por Deus deve ser pelo que Ele é. Busque a Deus por amor. Não espere uma tempestade pra achar abrigo, pois até você encontrar, você pode molhar-se demais.

Vivemos em um mundo triste. Sorriso não é sinal de felicidade. Alegria dá-se por estar, Felicidade não são apenas sorrisos. Em nossos dias a criação tem se voltado contra Deus e contra si mesma. O amor esfria-se. Homem matando homem não só por necessidade, mas pela maldade que entrou em seus corações, pais que tiram a vida de vossos próprios filhos, como se fossem propriedades suas e pensam que isso melhora uma situação. A cada dia cresce a ganância pelo ouro e pela prata, a frieza, a nossa “morada”, nossa terra chora, pessoas que têm sido levadas pelo diabo. Ouvi uma expressão que diz, referindo-se ao mundo, quando não conhecem a verdade de salvação: “São escravos de um outro ser”. Choram sem consolo, transgridem o bem, um choro constante e uma lamentação sem saber. Lágrimas rolam em suas faces pelos seus próprios enganos. O mundo sofre tanto, pois se aprisiona em seus próprios enganos e “quebrar a cara” dói muito. Temos uma morada tão bela chamada Colo do Senhor, nesta morada tão bela e tão ampla, há lugar para todos os que sofrem neste mundo. Não esqueça, por outrora éramos nós quem andávamos desgarrados como ovelhas sem pastor, coloque seu passado em alguém do mundo e ajude a este a se salvar, pois uma vez fizeram isso por você. O sonho de nosso Deus é ter todos os filhos em baixo de sua proteção. Uma vez li um artigo, produzido por um irmão de nossa igreja, que até tenha um título lindo: “ A igreja dos sonhos de Jesus”, porém seu conteúdo “eucentrista” espremia, de forma individualista, sua vontades. Ele referia-se a liturgias e “encaixotaismo” uma forma “gessificada, ou seja, concreta, do que seria a forma como deveríamos cultuarmos a Deus” A igreja dos sonhos de Jesus, é o mundo. Ninguém tem maior amor do que este, de entregar-se e morrer por você e eu que não merecíamos. Um amor que não tem limites e arde, como um fogo em brasa viva, de vontade, pela salvação do mundo a quem tanto ama. O amor que excede ao do homem quer ver todos juntos a Ele, pois tem misericórdia para com os homens Ele age com compaixão, Ele é nosso consolo e quer consolar os que choram sem O conhecer.

A nossa morada é o Senhor

Quando falamos que queremos habitar no esconderijo do Senhor, queremos fazê-lo de morada verdadeira, abandonar o mundo de forma completa e assumirmos uma vida plena perante aos olhos do Senhor. Se fazemos o Senhor de morada cremos que Ele nos sustentará a vida, será nosso alívio em momentos de desespero, e trará sons de alegria em meio aos tremores de nossa alma. Ao habitar em Deus, nossa morada, fazemos da santidade a nossa casa, as paredes desta são de amor pelas almas que se perdem, suas janelas para enxergarmos que do lado de fora ainda há tristeza, você ainda não pode acomodar-se. Existem pessoas que perecem. A porta é para recebermos sempre novos irmãos, dentro desta morada há um grande banquete, das alegrias do Senhor. Há também um lugar separado onde é dito a Ele tudo o que se passa em nós, nossa intimidade, coração, terra onde homem nenhum pode habitar. Podemos olhar dentro desta “casa” e ver a imensidão de seus cômodos, pois esta casa é destinada a todos que desejam fazer dEle, o Senhor dos exércitos a sua morada.

A prova do amor que Deus tem por nós é o cuidado eterno. Embora, chateado por tantos erros, nossos, Ele nunca nos abandonou. Ás vezes quando passamos por dificuldades, a gente pensa: há meu Pai, não haverá fim a minha angústia? , até quando durará meu choro...? – Parece que já lemos isso na bíblia, correto? Mas também exclamamos assim - O Redentor, porém nos diz: “confie! Confie, pois Sou o Deus dono dos mais altos montes, e tenho o poder sobre toda terra, Eu sou Teu Pai.” Mesmo muita das vezes não confiando como deveríamos, ainda assim Ele age, pois quando fracos Ele é a fonte de todas as forças.

Há momentos em que procuramos o Senhor em lugares errados, tem semanas que só o sentimos na igreja, e quando sentimos. . Deus não é uma consulta sobre o futuro. Ele age como quer, por que pode, e não tem necessidade de nos explicar o porquê. A certeza que temos quanto a Seu agir é de que Ele jamais falhará. Justo e amável, cuida de nós. Devemos perder a nossa mania de visita, não podemos ter a igreja como um lugar de visita ao Senhor, só por que é a casa dEle, o Senhor foi-nos muito claro quando disse que iria mas nos mandaria um consolador para ficar conosco, que O seria, um consolador que ficasse conosco, o Espírito Santo de Deus não está nas paredes de nossa igreja, o local, de qualquer denominação que você vá, é um templo, igreja somos nós.

Para termos o Senhor como nossa morada, devemos querer a Sua presença junto a nós, é só chamarmos que Ele vem tão forte e tão impetuoso, Ele vem com amor e alegria. O desejo de Deus é que, a partir do momento em que formos até Ele, não nos desviemos mais. É preciso declarar: Jesus, nossa única morada, e nunca nos encantarmos com esse mundo, querer ser pobre das riquezas desta terra, cego para “as belezas” que nos rodeiam tentando nos fazer cair, e nus no sentido de não sermos presos a nada deste mundo. Vivamos aqui, no presente tempo, como diz Paulo, mas com os pensamentos nas coisas que vem do alto, pois temos uma casa nobre nEle, o Rei das nações. As vontades do Rei é o nosso prazer. Melhor plano de vida o homem nunca viu, nem verá, pois jamais existiu, e jamais haverá um Deus semelhante ao nosso, residência mais acolhedora nunca verão.

“O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.” (Salmos 18.2) Este Salmo escrito por Davi louvando ao Senhor por tê-lo livrado da mão de Saul e de todos os seus inimigos, expressa o louvor de Davi e a alegria de ter visto a mão de Deus agindo sobre sua vida. Podemos observar a vida de Davi, um homem temente ao Senhor, tantos salmos expressando sentimento de louvor e amor. Davi fazia do Senhor sua verdadeira habitação. Era constante sua vida com Deus, e confiava, as suas angustias, seus temores, seus erros, seus dons, tudo o que fazia contava e mostrava ao Senhor. Davi prestava conta de Tudo o que o Senhor de sua vida havia feito para ele e sabia reconhecer. Na maioria das vezes só reconhecemos a mão de Deus nas vitórias sobre a angustia. Há alguém que ainda preste louvor ao Senhor por cada dia que Ele nos desperta? Pelo simples ato de viver?

Tenho visto tantas orações que encantam homens com suas palavras bem elaboradas, algumas palavras que você tem que ir até ao dicionário para entender, não que eu seja contra as belas orações, cada um sabe como agradar ao coração do Pai. Deus vê a sinceridade. Mas o sentido real de nossas orações e o conversar com Deus. Não precisamos encantar homens, mas chegarmos ao coração de Deus.

Característica dos que tem o Senhor

Viver com ousadia é uma característica dos que tem o Senhor . Ousadia de adorar. “... Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora saiu”. Atos16.18 também para expulsar os espíritos das trevas, e de pregar que Jesus cura sim! Mas tudo o que Ele faz é segundo a Sua própria vontade, crer que a oração vence os limites dos homens, adorar em tempos de paz e ousadia de adoração em tempos de prélio (guerra).

“Quem entre os deuses é como tu, ó Senhor? E quem é como tu poderoso em santidade, admirável em louvores, operando maravilhas?” (Êxodo 15.11) O poder do Senhor é supremo, sua supremacia é por nós, também. Você não será melhor do que ninguém, mas destaca-se. Não será uma humilhação, mas a bíblia diz, que Ele te coloca em lugar de príncipe – Não pense de forma errada, pra vosso próprio deleite, mas nada te faltará -

“Guarda a minha alma, e livra-me; não seja eu envergonhado, porque em ti me refúgio.” (Salmos 25.20) Quem espera no Senhor jamais será envergonhado, pois sua graça procede dos altares divinos, e a sua vida está guardada em mansidão e paciência de coração, as graças de Cristo o faz um puro ser, sem ter de que esperar recompensas mundanas, pois sabe que o seu tesouro está nos céus onde o ladrão não rouba nem as traças corroem. Quando eu estava compondo o meu primeiro musical infantil, contando sobre a vida de Jó, na ultima música pude aprender algo lindo – Estava compondo a ultima música, queria fazer uma Bossa e meu irmão me ajudou. No coro dessa canção cantamos que “o Senhor é nossa alegria, Ele é quem nos da paz, alegria. O desejo de Deus é ver em nós felicidade. Quem esperar em Deus não se cansa, em Deus renova as suas esperanças” Chamei a atenção pra essa ultima frase, pois ali que aprendi algo genuíno: Quem espera em Deus, não se cansa. Eu queria que o verso da canção falasse que quem espera em Deus sempre alcança, pois foi assim que ocorreu com o povo de Moisés, foram libertos, mas meu irmão, a quem tenho grande admiração, me fez ir mais além do que a travessia do mar vermelho. Deus tem propósitos pra nós, mas o nosso luxo, às vezes nos deixa no meio do caminho e não alcançamos, sempre, aquilo que Deus propôs para nossa vida, alguns se perdem no meio do caminho (nem todos entraram na terra prometida). Não podemos somente esperar o agir de Deus, precisamos deixar-nos ser movidos por Ele. Ele ainda disse algo mais bacana ainda, “ o esperar de uma graça de Deus é melhor do que receber. Sim, quando recebemos a benção de Deus é apenas um momento, que infelizmente poderá vir a ser esquecido, porém é na batalha que o contato com Deus e a experiência com Deus são mais intensos. É nessa hora que conhecemos mais a Deus, vemos sua essência, quem Ele realmente é. Estamos esperando e nessa esperança recebemos preparação, aprendizado daquilo que Deus nos dará, a Seu tempo.”

“Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa! Sê para mim uma rocha de refúgio, uma casa de defesa que me salve!” (Salmos 31.12) Não suportando o pecado, suplicando em todos os momentos ao Senhor, crendo que o vale sombrio do pecado, com o perdão de Deus se tornará o mais belo jardim cuidado por ele. Cristo nos ama de tal forma que cuida, que dá amor, corrige os caminhos maus e canta as mais belas melodias de amor, refrigera a alma. A bíblia diz que ele inclina seus ouvidos dos mais altos céus para ouvir a nossa voz.

Uma morada eterna

Quando estamos na casa secreta, “casa de defesa”, como diz o salmista, Ele vivifica nossos sonhos os tornando como fonte a jorrar sobre o mar da realidade, e nos encoraja abrindo caminhos para a realização, converte os nossos sonhos aos dEle, mostrando qual a forma ideal para o fazermos.

“Em ti, força minha, esperarei; pois Deus é o meu alto refúgio.” (Salmos 59.9) Podemos esperar no Senhor e confiar, pois em Jesus esperar é fácil, pois os seus dias por mais que demorem virão a existir, temos essa certeza. Isto é fé. Ele é uma torre forte contra o inimigo, cidadela – torre alta que nos protege - o nosso forte rochedo, confie nEle pra sempre, e derrame ante a Sua presença o vosso coração, Ele sempre o acolherá. “Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel”.Salmos 91.4. Podemos dizer: O altíssimo é a nossa habitação, nosso alto retiro, esperamos nas palavras, buscamos e descansamos em Seu direcionar.

A melhor escolha que o homem pode fazer é Jesus, como sua casa nobre. Colocar a confiança, onde entregamos nossos temores e na sombra de um Deus sempre presente. Grife isso: SEMPRE PRESENTE, podemos descansar, na sombra dEle fazer moradia eterna, a saber que sempre haverá lugar nos braços do Pai. Para o louvor do Senhor você existe, só para O adorar, e a Sua graça o completará. É só querer amar o Senhor.

Quando atribulada a alma, o coração grita sem ter certeza do que será o amanhã. As muitas lutas nos cercam, a solidão de talvez não ser mais feliz. O amanhã cheio das suas incertezas nos apavora a alma, temos que olhar para dentro de nós e sabermos da nossa morada. O altíssimo é quem está a nos observar, e quando olhamos vemos o Senhor a nos surpreender com o Seu jeito amável de nos acolher. Amamos o Senhor e Ele é o motivo da alegria. Por mais que uma situação pareça irreversível, Ele nos surpreende, e acalma o coração do contrito. “Eu amo o Senhor!!!”
O rochedo da nossa Salvação, a nossa torre forte e cidadela jamais irá falhar. Na fraqueza de nosso espírito é que o Deus da verdade se revela, e nos faz ver o que de bom há nEle. Ele está a todos os momentos conosco. Mostra-se em simples atos também, porém, é na hora da angustia que estamos mais perceptíveis a Sua voz. Quando parece estar mais distante Ele se revela perto, chora conosco e nos compreende, a nossa vida, o nosso coração, estão segredados nEle, quando sofremos Ele sofre, e quando falhamos e não conversamos mais, Ele sente saudades, há fonte de vida perpétua na morada do altíssimo. Mesmo quando achamos ser melhor fugir, Ele nos faz atravessar além das nossas próprias limitações, e mostra ser possível confiar no Seu amor.

Termos Deus como nosso jardim secreto, temos a melhor escolha de nossas vidas, pois Ele é a melhor opção que você pode fazer, não existe Deus mais zeloso que o nosso Pai. Desde que os nossos ancestrais Adão e Eva comeram do fruto proibido, nossa humanidade tende ao pecado. Não coloquemos sobre eles nossas culpas, pois cada um prestará conta de si mesmo a Deus, mas gostaria de ressaltar com isso o amor de Deus que, mesmo sobre tantos erros, insiste em nos amar. Não há nenhuma outra alternativa que justifique o porquê que Deus não nos abandonou, e nem o fará. Só por Seu amor e misericordiosa.

O Senhor amou muito a Israel, e usou o profeta Balaão para dizer tais palavras a Israel: “Quão formosas são as tuas tendas, ó Jacó! As tuas moradas, ó Israel!” (Números 24.5). O Senhor amava aquele povo. Muitas passagens da bíblia vemos Deus agindo no meio daqueles que ele ama. “Deus dos exércitos” como usou o Rei Davi “O Deus Altíssimo” “Libertador”... E muitos outros nomes de exaltação ao nome de nosso Deus.

Não podemos nos esquecer: Deus viu você lendo esse texto. Sim. Pode ter certeza que Ele ainda está a te observar. Ele zela por ti e não o abandona.

Gostaria de deixar um depoimento aqui. Ontem mesmo estava pensando: Deus me vê em todo o tempo, correto? Que bom. Ele, na pessoa, ou melhor, no Espírito que é santo e consolador nos instrui a todo o momento. Fixei isso em minha mente, porém perece que este pensamento, essa linha de raciocínio se perdeu, pois esqueci dessa teoria, que na realidade é uma verdade e pequei. Mais tarde Deus tocou-me ao arrependimento e lembrou, como se falasse: “Lembra? Te ensinei que meus olhos não saem de você e esses mesmos olhos que te amam tanto enxergaram seus erros, os viram em sua prática”. Preciso confessar: envergonhei-me tanto. Talvez seja por isso que no Salmo 51, Davi diz: “esconde seus olhos dos meus pecados”. É tão vergonhoso quando alguém nos vê o erro, correto? Olha que as pessoas são pecadoras como você e eu. Agora, imagine Deus. Sobre Ele não há pecado, e Ele te vê o tempo todo. “nada está oculto aos olhos de Deus”. Ele se alegra de mais quando você acerta. Ele habita em você e quem gosta de ficar em uma casa suja? Deus, mesmo com o direito, não quer julgar-te. Ainda não é hora do julgo, hoje ainda é tempo de reconciliação. Ele compadece de você. A humilhação abre a porta da reconciliação. Pense nisso. Habite em Deus e viva a melhor de todas as esperanças, pois elas, somente em Cristo, findam-se em certezas. Jesus te ama de mais!!!!!

Bom final de Semana!
Matheus Gerhard

domingo, 18 de janeiro de 2009

Quando o arrependimento perde seu valor



Pedir desculpas é algo tão comum, tão fácil. O difícil é arrepender-se. Quando magoamos a alguém, na maioria das vezes, deixamos o tempo “curar a ferida”, ou para apaziguarmos a situação, sobra-se em lábios: “Foi mal, desculpa”.

Porém ao que foi ofendido é uma tarefa tamanha o perdão que, por diversas vezes, é liberado sem que tenha havido um real sentimento de arrependimento na pessoa a qual o ofendeu. Na oração de Daniel, no seu capítulo 9 ele fala algo de muita sabedoria em seus versos de números 7,8 e 9 em outras palavras ele revela o estado carnal do homem, um comparativo de nossa natureza com a essência de Deus. O julgo desigual nos homens, “a Deus, porém pertence à justiça”, o perdão dado pelo homem é algo muito superficial, em relação ao seu sentido real. Talvez você concorde comigo: Deus perdoa diferente, pois Ele é o amor. O perdão de Deus é algo genuíno, único, eu concordo, mas assim como o homem, Ele também ira-se. Ele nos ensinou que podemos até nos irar, mas não podemos deixar que isso nos provoque um pecado. Assim como Deus, nossa misericórdia deve acordar a cada manhã. O rancor quando habita nossos corações é capaz de nos mover a pensamentos e atitudes de morte. Quem nunca jurou de morte, ainda que em pensamento alguém? - “Eu vou matar ele (a)!” Um simples ato cresce e toma uma imensidão que pode arruinar uma vida. Talvez você esteja pensando “que exagero!”, mas não é não querido, é um ato não resolvido que leva um marido a assassinar sua esposa, um namorado a dar termino a vida de sua ex-namorada. Tem que haver um motivo, por mais bobo que seja. O ser humano é capaz de surpreender-se em atitudes, jamais pensadas, que seriam capazes de existir.

Voltando ao tema central deste “post”, o arrependimento, de tão usual, em algumas horas torna-se irreal. O estado de arrependido caracteriza-se em remorso. Você não concorda com a maneira com a qual você agiu. Também é caracterizado em compunção, ou seja, um estado de contristar-se. Um coração contrito o Senhor não rejeita. Ele não abandona os fracos de Espírito. E por fim, quando em arrependimento, ficamos tristes. Por mais que caiamos em nós mesmos e pensemos: “que tolice. Como fomos errantes”, é um estado de tristeza, pois reconhecemos que não agradamos, faltamos, retiramos a esperança que alguém, ou até mesmo de Deus, tinha por nós. Deus sabe tudo o que ocorrerá conosco, mas temos dois caminhos a escolher e Cristo espera que você escolha a opção certa.

Acostumados a nos acostumar

Um mandamento que Deus nos deu é o de não nos conformarmos com este mundo, não aceitemos a aceitação do erro. (Romanos 12:02 / 1 Pedro 1:14) Como tem sido difícil na pratica esta realidade. A cada novo dia somos bombardeados pela mídia, também por circunstâncias de nosso dia a dia , à aceitação de coisas ilícitas rotulas com uma embalagem de: “temos que aceitar as pessoas como elas são”, “Nada a ver”, “que mal há?” “Não podemos ser preconceituosos” (não me refiro à raça, cor ou financeiramente).

Lembre-se: liberdade de pensamento, quando fundado em Deus, produz acertos. Quando Jesus nos instruiu tais palavras, escritas no livro de Romanos, ele não queria dizer-nos pra olharmos os erros do mundo e cruzar os braços julgando-os e dizer-lhes: “Isso é inaceitável, você está errado!” Não condene a ninguém. Não exclua ninguém, por um erro cometido. Quem somos nós pra condenar a um pecador se também somos um? Porém sim a prática do erro, o pecado, esta sim deve ser denunciada. A instrução é quem impulsiona a caminhos alinhados.

É lindo quando podemos dizer que somos imitadores de Cristo e Deus na sua forma homem, na pessoa Jesus, ele mesmo com todo o poder disse: “eu não vim julga-los, mas salvá-los”. Somente os doentes precisam de compaixão e cura. Eu sou doente. A doença do homem é o pecado, eu posso não estar doente, mas por ser um é que necessito da compaixão e instrução de Deus.

Acomodar é um privilégio de carne. Qual pessoa nunca sonhou em receber uma boa “grana”? Claro, sem esforço. Nada de trabalho, nada de salário no fim do mês, mas sim uma boa “bolada de dinheiro” e com esse, que em larga extensão de zeros, pudesse comprar uma bela e confortável casa numa ilha e fosse capaz de passar o restante de seus dias nesta, deitado numa rede, sendo servido e só a descansar. (Acho que acabei de escrever meu sonho de carne. (risos)). Porém não alcançamos a maioria de nossos sonhos em espírito, pois, ao contrário dos carnais, isso cansaria a alma. Pensando num âmbito espiritual, qual a nossa missão como filhos de Deus? R: Falar de Seu plano de salvação a todos os homens e que assim chegue o fim pra que passemos nossa eternidade com Ele. “O mundo é muito grande. Estou preocupado demais com minha família. Como será minha vida se eu decido dizer sim a Deus?” Estas são as palavras que geralmente dizemos, eu já as disse, porém essas são justificativas errôneas para darmos o “por que” de não largarmos nossas coisas para seguirmos a Cristo.

Somos tão acostumados a tamparmos nossos ouvidos para certas coisas que chegamos até ser cegos pra outras. É como naquela conhecida narrativa, onde dado homem vira pra Deus e fala: “Hoje Jeová vai falar comigo!” e espontaneamente abre a bíblia num livro onde fale a ele sobre morte e ele começa a andar uns “livrinhos” pra frente e “sem querer” chega ao salmo 23.
Há horas que Deus nos diz: “Vai”, e recuamos. Evangelismos de rua, como essa palavra tem sido esquecida em nossos dias. Cultos ao ar livre, a igreja indo à comunidade. Quase em extinção. Há meninos e meninas paradas nas esquinas perto de sua igreja e de sua casa que você poderia transforma-los se falasse a eles que ainda há esperança. O mundo tem pressa de vida.

Não esqueço algo que aconteceu comigo e com meu irmão a cerca de seis anos atrás, onde no caminho pra igreja, fomos interrompidos por uma mulher que em prantos pediu-nos pra orar. Eu e ele, que novos ainda, falamos a ela: “fique tranqüila, Jesus te ama, nós oraremos por você.” E pensando em ir embora, ela não nos deixou ir, era naquela hora que ela precisava de ajuda e era preciso que ali mesmo orássemos por ela. Fizemos então e aquele momento com Deus pode acalmá-la. Não é das orações feitas na igreja, somente, que as pessoas precisam. Elas necessitam ser tocadas, elas precisam ver em você Cristo. Não se esqueça, elas buscam com olhos, por mais que seus corações anseiem por Jesus, elas buscam você, pois sabem, em oculto, que Cristo está em você, e é dEle que elas tem fome.

É nesse modo de viver que vamos acostumando a deixar o mundo como está, afinal, “eu já dou o meu dízimo e ofertas missionárias”. É o mundo moldando a gente, ou pelo menos nos calando e sofrendo por ausência de verdade. E acostumamos a nossos erros. A alma não se sente bem. Você acostuma-se, pois tampou os ouvidos. Acomodamos com os outros. Temos tantos problemas, porque me preocupar com os problemas dos outros? Por fim, não resolvemos nossa vida, nem tampouco ajudamos aos próximos.

Em relação ao arrependimento, acontece também de nos acostumarmos. Já se tornou tão comum a nossa adaptação, com o erro, que não vamos nos arrepender com facilidade. O reconhecer do estar no erro, estar doente de pecado, e querer modificar-se, sair dessa situação reconhecendo que necessitas de concerto, é que caracteriza arrependimento. O Espírito de Deus é quem move nossos corações ao arrependimento.

É necessário a transformação(metanóia) constante, a bíblia diz, “transformai-vos”. Não é como num tratamento de beleza onde podemos entrar um e sair outro, essa transformação é dia a dia. Sabe o resultado: diminuição de erros, porém nunca um findar total deles, pois o arrependimento ensina-nos a não cometermos mais erros, porém pecamos e infelizmente erramos outra vez, mas saiba, você pode ser transformado novamente. Metanóia! Agora pouco lembrava-me de uma frase de um verso que diz: “errar pra acertar” e imediatamente, involuntariamente eu pronunciei: “tolice”. Prefiro acertar pra não ter que errar. Os erros pode até nos ensinar, de certa forma, a não errarmos mais, porém são as certezas e sensações de ter feito as coisas certas que nos firmam e solidificam a não precisarmos de errar. Não se iluda com aquele velho enredo de filme, onde bom é o que mente pra proteger. Bom é aquele que denuncia o erro e ajuda a caminhar.

Achando respostas onde não há

Justificativa. Essa é a primeira palavra que achamos necessária quando vamos pedir desculpas a alguém por um erro cometido. Elas cobram isso implícito em sues olhares. É tão difícil dizer: “Eu errei, fui ignorante. Perdoa-me?”. A perfeição é algo bom, bonito, magnífico e achamos que as pessoas precisam ser perfeitas paras serem boas. Acreditem, todos erramos e se alguém próximo a você ainda não errou contigo, pode ter certeza, há 100% de chance de ela vir a errar. Quanto maior a aproximação, quão mais à-vontade ela se sentir, mais fácil será pra que ela erre. Não estou dizendo que seu relacionamento com as pessoas deva ser mais afastado pra que isso não ocorra, isso é inevitável, pois essa mesma estimativa serve pra quem vive com você, você também é perceptível, facilmente, ao erro. Ache resposta nisso, ao invés de um julgo, trate o erro. Deus é a fonte de todo o conhecimento, busque respostas.

O erro produz ego e este petrifica nossos corações. Presságio de concupiscência é um coração de pedra. Num espírito novo e santo, nosso coração é de carne. (Ez. 11:19 / 36:26). Um coração de pedra é considerado desumano e na realidade bíblica, seria “desespiritual”. Os homens julgam bondade como algo humanizado, ou seja, de piedade, de amor. O homem em si possui um coração petrificado pra tudo e Deus nos modifica. A resposta de Deus é que o coração de carne é nossa transformação. Quando em ego, é como se voltássemos ao estado carnal, pois rancor, ódio, mágua e enrijecer de arrependimento é característica de homem que não conhece a verdade de Deus.

Uma simples vontade de transformar o estado com que se encontra já é uma resposta pra modificação. Já é o primeiro passo. Isso é arrependimento. Analisar é uma atitude de inteligência, esquecer é resposta aceitável a um estado de acomodação. Quando você chegar a conclusão de um problema você notará que as respostas estão sempre a sua frente. A mais simples delas foi a que te salvou. Precisas de respostas? Deus as tem. Ore, ore por tudo. É na oração que fazemos bem a nossa alma e encontramos TUDO. A fé em que Ele pode é uma resposta.

Nessa hora age a misericórdia de Deus (Mt. 5.7)

“Através da misericórdia, por verdade, é onde se purifica a iniqüidade, por temer ao Senhor que os homem desviam-se da maldade” é confessando nossos erros, querendo a mudança que alcançamos a misericórdia que Deus tem pra nos oferecer (Provérbios 16: 6 / Provérbios 28: 13). Como eu disse anteriormente, a misericórdia de Deus se levanta todas as manhãs. A bíblia nos diz que é a misericórdia de Deus a causa de não sermos consumidos, pra que não evaporemos ( 2 Co. 4:01). Por que Ele te ama, Ele é teu Pai. Você pode até, em um momento de ira dizer a seu filho: “saia da minha frente”, mas você o ama e mal algum quer fazer com ele. Assim também é Deus, o amor, mesmo em estado de erro, é revelado em misericórdia.

Arrependimento é um sentimento que Deus nos faz ter quando nos mostra onde, como e quando erramos. As vezes penso: Graças pela existência de Deus e por reger-nos, pois sem Deus, nós mesmos já teríamos nos auto destruídos. É por isso que nos chama de ovelha: Necessitamos de correção e ensino constante. Palavras que nos machucam momentaneamente também podem nos ensinar, quando vindas de Deus.

Em grande riqueza se tem misericórdia Deus, Ele não vai te abandonar. Se você voar alto, lá Ele estará. Se em algum momento as trevas esconderem sua aurora, pra Cristo os dois tem o mesmo efeito e Ele até ali te susterá.

Peça a Cristo para mover o teu coração, segundo a misericórdia que a Ele pertence te conduza ao arrependimento. Localize teus erros e traces caminho de paz na conclusão e resolução de cada um deles. A luta, o esforço de um filho alegra ao Pai e move Seu coração a ajuda.

Não é o fim. Jesus é a saída, Ele é a solução. Mais que uma resposta, Ele te conduz, quando obscuro Ele ilumina, fonte de felicidade, esperança. A única saída pra tudo é Jesus. Na insegurança, Sua mão fortemente é capaz de conduzir-te até a solução e quando tudo estiver resolvido Ele te abraça, Feliz e Satisfeito dizendo: “este é meu filho amado, em quem eu tenho grande alegria”.
Nada pode separa-nos do amor de Deus. Acredite que em Tudo Deus está.

Matheus Gerhard
Boa semana!



Escreva para: blogdotheu@yahoo.com.br

____________


__________
Leia mais sofre misericórdia em: Gênesis 19: 19; Gênesis 43: 14; Êxodo 20: 6; Êxodo 33: 19; Números 6: 25; Números 14: 18, 19; Deuteronômio 5: 10; Deuteronômio 7: 9, 12; Deuteronômio 13: 17; I Samuel 15: 6; I Samuel 20: 8; II Samuel 15: 20; I Reis 8: 50; II Reis 13: 23; I Crônicas 17: 13; II Crônicas 30: 9; Neemias 1: 5; Neemias 9: 28, 31; Neemias 13: 22
Ester 4: 8; Jó 9: 15; Jó 10: 12; Salmos 4: 1; Salmos 6: 4; Salmos 9: 13; Salmos 23: 6; Salmos 25: 7, 10, 16; Salmos 32: 10; Salmos 57: 3; Salmos 59: 5; Salmos 98: 3; Salmos 103: 4; Provérbios 16: 6; Provérbios 28: 13; Isaías 30: 18; Isaías 33: 2; Isaías 47: 6; Isaías 60: 10
Jeremias 6: 23; Jeremias 16: 5; Jeremias 42: 12; Lamentações 2: 21; Daniel 1: 9; Daniel 2: 18
Daniel 4: 27; Daniel 9: 4, 9; Oséias 6: 6; Oséias 10: 12; Oséias 14: 3; Jonas 2: 8; Habacuque 3: 2; Zacarias 1: 16; Mateus 5: 7; Mateus 9: 13; Mateus 12: 7; Mateus 23: 23; Marcos 5: 19
Lucas 1: 50, 58, 72, 78; Lucas 10: 37; Lucas 16: 24; Romanos 1: 31; Romanos 9: 15, 16, 18, 23; Romanos 11: 30, 31, 32; Romanos 12: 8; Romanos 15: 9; I Coríntios 7: 25; II Coríntios 4: 1; Gálatas 6: 16; Efésios 2: 4; Filipenses 1: 8; I Timóteo 1: 2, 13, 16; II Timóteo 1: 2, 16, 18
Tito 3: 5; Hebreus 4: 16; Hebreus 10: 28; Tiago 2: 13; Tiago 3: 17; Tiago 5: 11; I Pedro 1: 3
I Pedro 2: 10; II João 1: 3; Judas 1: 21, 23.

Leia mais sofre amor de Deus em: Lucas 11: 42; João 5: 42; Romanos 5: 5; Romanos 8: 39; II Coríntios 13: 13; II Tessalonicenses 3: 5; I João 2: 5; I João 3: 17; I João 4: 9; I João 5: 3; Judas 1: 21.









domingo, 11 de janeiro de 2009

Ofertas a um Rei


Você já presenteou a alguém e recebeu o presente de volta? Geralmente, de 3 a cada 5 vezes que as pessoas presenteia a alguém é por querer algo de volta. É engraçado que, na maioria das vezes, quando presenteamos a alguém com dado presente recebemos um de mesmo ou de inferior valor.
Ontem, eu e meu irmão fomos ao shopping comprar um presente pra uma tia, que já nos seus quarenta e poucos anos completava mais uma primavera. Entramos em uma loja e fomos direto pra seção de utilidades domésticas. Nisso eu vi: É tão complicado darmos a alguém algo pessoal, alguma coisa que realmente vá agrada-la. Quando falamos em presente, me lembro de meus dias de criança. Pare um pouco e lembre dos presentes que te agradaram. Sim, aqueles onde as pessoas realmente acertaram e você se agradou.
Quando criança, houve um aniversário, não me recorde de quantos anos, mas ganhamos tantas cuecas que era até engraçado quando chegava algum convidado, era só este apontar no portão, que minha irmã, mais nova, já gritava: Matheus e Marcus, mais cuecas. Eu ficava “buchando”! Mas plantava um sorriso, de quase perceptível falsidade, e atendia-los. Sabemos que uma criança não sabe esconder sua insatisfação, aprimoramos isso com o tempo.
Contei isso tudo, pois somos tão exigentes, quando diz respeito ao que os outros devam fazer para nos agradar. E nós, para com os outros, como agimos? E eu para com Deus o que tenho dado a Ele por tantos bem que me deu? Qual tem sido a minha oferta? A minha obrigação já é o bastante?

Um luxo de lixo

Reparamos que a humanidade vive intensamente uma vida de aparências, isso engloba você e eu. Temos uma doença que, uma vez adquirida, por isso de nossa natureza atual, chamada pecado e este nos indica aos muitos outros caminhos e um deles é a vaidade. Tudo bem eu aceito que você possa não se encaixar nesse esquema, mas pensemos um pouquinho.
Qual a frase que é dita quando uma mulher se produz, se embeleza? Será que é estou me aprontando pro encontro com Deus? Ou seria, estou me perfumando pra encontrar o filho do Homem? (risos) Negativo, nenhuma dessas respostas está correto, elas dizem: “Mulher se arruma pra outra mulher”, ou seja, é uma luta intelectual, pra que uma se sobressaia da outra. Um dia ouvi uma frase, de uma grande amiga, que dizia: “Com a falta do produto no (no caso, homens) no mercado, a guerra “tá” travada!”
Não há nada de errado com o fato de uma mulher se produzir ao extremo, linda, perfumada que atraia a quem ela almeja, mas não há necessidade disso ocupar um espaço de 52 pares de sapatos no guarda roupa, como tem uma pessoa achegada a mim. Quando me refiro a “um luxo de lixo” é que tudo isso é passageiro. Tudo antes de ter sido jogado fora é usado, pra algum motivo, pode ser que tenha dado certo ou não, correto? Assim também são as coisas aparentes. Elas são artifícios pra realização de alguma coisa, mas passam e são jogadas fora.
Não pense que é só da mulher esse agravante não, embora com mais ênfase ocorra com elas à geração de homens sarados é viva hoje ainda. Vou confessar a você, já tentei ser um dos “saradões”, mas não desisti depois de ter escrito esse texto, não. Isso se deu bem antes, desisti mesmo porque não agüentei (risos). Como é bom passar por mulheres e sua beleza ser notada. Um pouquinho diferente das mulheres, nós homens nos arrumamos mesmos é pra agradar uma mulher, embora seja tão complicado. No período em que fiz natação, eu era famoso por minhas pernas, ficava envergonhado, mas isso enchia o meu ego e de certa forma, fazia bem.
Não podemos nos esquecer é que muitas vezes arrumamos nosso exterior pra esconder a “bagunça” com que se encontra nossa vida interior. Um exemplo bem grotesco é quando um gordinho decide usar uma cinta, daquelas do tipo 1,2,3 segura a respiração, e puxa o fecho e prende todas as gordurinhas a mais. Mais uma vez repito, nada de errado em usar tal “colete salva-vidas”, pois pra mulheres que passam por um período pós parto é até aconselhado por alguns médicos, mas usei tal exemplo é que através disso guardamos tudo o que não agrada as pessoas e nos mostramos como lindos e agradáveis aos olhos do mundo.
Cerca de uma semana atrás estava conversando com uma super amiga ao telefone, combinávamos de sair e ela, aproveitou o ensejo, para compartilhar um pouco de suas “batalhas”. Ela me dizia: “Meu namorado tem uma página em um site de relacionamento pessoal e isso me intriga tanto, ele sabe que eu não gosto e isso atrapalha tanto nosso relacionamento. Ele diz que lá ele tem amigo que não podem ser esquecidos jamais.” Eu tentando a aconselhar, disse, por que ao invés de você ficar “batendo na mesma tecla”, não ore e peça a Deus um novo direcionamento pra que ele por si consiga enxergar que isso te incomoda. E na conversa podemos chegar a uma conclusão, nesses típicos sites de relacionamento, as pessoas fazem uma propaganda tão grande de si mesmas. Se você já viu uma página do tipo, onde a pessoa descreva tudo o que de ruim possa ter acontecido com ela, todas as más qualidades que ela possua, me mostre, pois eu ainda não encontrei. A internet é um mundo criado pra facilitar a vida das pessoas e facilita tanto que muitas pessoas podem criar uma outra identidade pra viver nesse “mundo”, cada dia mais falso e vil. Estava ouvindo uma bela pregação no domingo passando, onde o pregador iniciou sua mensagem dizendo: “quem possui dupla personalidade é um sinal de distúrbio mental e uma vida cristã de aparência é sintoma de pecado.”.
Quando Elifaz, um dos amigos de Jó, mostra que o ímpio é atormentado nessa vida, ele fala o seguinte sobre a vaidade: “Não confie, pois na vaidade se enganando a si mesmo...” (Jó 15:31). Nós homem, algumas vezes somos tão tolos que enganamo-nos e fazemos verdade a nossa errada confiança. Confiar em si é um erro. Lembra daquele antigo dito popular que fala: “beleza não põe mesa” realmente quando nos apaixonamos por um espelho perdemo-nos. Quando eu entrei em meu emprego a primeira frase que ouvi foi: “Aqui, não adianta você ser bonitinho. Você tem é que mostrar serviço.” Devo revelar que murchei naquela hora. Encasulamos nossas vidas e achamos que o mundo vai concordar com a gente, queremos plataformas e os olhares de todos voltados para nós, não pra nossos erros, apenas nas nossas qualidades. Quem nunca sonhou em seu um “superstar”? Até que acordamos e vemos que precisamos dar paços de firmeza.

Amando aos próximos

Existe um novo mandamento que nos foi dado após a vinda de Cristo, e todos nós estamos cansados de ouvir que devemos amar ao próximo como a nós mesmos, esse é o cumprimento da lei, como escrito está em Romanos 13:10.
E o cumprimento deste mandamento? Como estamos no agir. Meu irmão sente uma antipatia por pessoas bêbadas e elas, não sei por que, tem um apego pra comigo e sempre quando passo eles fazem questão de me cumprimentarem.
Não é apenas o falta de sentirmos mobilizados a essas pessoas que caracteriza o amor. Amor não é um sentimento, embora mova nossos corações, amor é uma atitude.
1º João 4: 7 e 8 revela no que se individualiza a forma do amar, ou seja, a necessidade da postura em que devemos nos colocar para exercer de fato a prática do amor. Revelada assim: “Amados, vamos amar uns aos, pois no ao nome de Deus, todo o que ama, nasceu de Deus e O conhece. Se você não ama é porque não conheceu a Deus por que Ele é o amor.” (ênfase minha) Levando ao “pé da letra”. Será que realmente conhecemos a Deus? E a bíblia? A voz do próprio Deus a nos dizer que, se não praticamos tal ato não o conhecemos. Como sempre achamos soluções pra nossas advertências, poderíamos justificar que não conseguimos exercer essa tarefa, pois somos humanos. Não se esqueça que justificados somos somente pela graça de Deus. A graça, por sua vez é uma favor que nós não merecemos ( Tito 3:7).
Pra que possamos entregar nossa oferta a Deus, é necessário que estejamos em comunhão com nossos irmãos. Na narrativa escrita no livro de Mateus 5: 22à25 (o sermão da montanha - lindo!- vale a pena lê-lo) você encontrará como devemos agir perante tal situação. Deus não aceitara a minha oferta se você estiver em contenda com algum irmão. Claro, você não será exonerado perante a igreja de praticar o ato da oferta, mas a sua adoração não é ouvida por deus. A adoração é uma oferta que se constitui em jóia, a mais rara. É fácil virar a “cara” e fingir que a pessoa, com a qual você possui contenda, não exista. Fingir que ela não está ao seu lado. Esse é o caminho errado e que será sempre mais fácil. Agora a postura de Cristão é mostrada quando a humilhação é em tom mais alto e o perdão no assumir de um erro, ainda que não seja seu, ocorre nisso é perceptível tanto sentimentalmente quando verdadeiro e puro real sentido do amor. Como dever amor a um irmão, esse que os nossos olhos enxergam e querermos dar amor a um Deus que é infinitamente maior, maior que tudo o que possamos pensar. A oferta dele nos custa mais que virarmos a face a um irmão, mais que o fingimento de que nada ocorreu. Somos filhos de Deus e o fingir é o uma mentira. O fingir dá-nos título de filhos do diabo, ele é o Pai da mentira, do fingimento e da falsidade, não Deus.
Quando analisamos a bíblia, no seu conteúdo, saímos maravilhados. Deus nos dá a receita de um viver feliz. É só praticarmos. Quando lemos, por mais que a sua história seja completamente diferente da minha, a sua vida encaixa-se perfeitamente em cada um dos versos da palavra de Deus, assim como os meus dias. Quando vejo assim penso: Nossa, se em todos os mandamentos sempre há algo em que eu possa melhorar, estou pecando de mais, preciso melhorar. A resposta é nunca há perfeição em nada do que fizemos, sempre ficará aquela sensação de que “eu posso ser melhor”, por que perfeito e Justo é nosso Pai que no céu está.

Ofertas a Deus

Pense em que presente você poderia oferecer a um rei. Vamos usar, com licença a ele, por favor, o nome do rei Charles. Se você tivesse um encontro marcado com Ele e como bom brasileiro, você levaria um presente. O que você entregaria a ele? Existe um agravante, porém, ele tem mais dinheiro do que você e na nossa concepção de pensamento humano, achamos que quanto mais caro for o presente, melhor ele será. É difícil, não é? E como você se apresentaria a ele? De terno? Afinal ele é uma autoridade. Ou você o encontraria como costuma a se vestir? Pentearia o cabelo? Ou iria assim, armado, do tipo “juba de leão”, pois você anda assim no seu dia a dia. É difícil escolher, não é? E se na hora em que se desse o encontro, começam a conversar e ele te interrompe, confessa a você que por motivos de segurança, ele mandou fazer um levantamento de todos os teus atos nos últimos dez anos, pra que assim conheça realmente quem você é? E ele te lembra de algo ruim que ocorreu e te pede justificativas do porque que você agiu assim? A vontade é de fugir não é? Ali você pode contar uma “mentirinha”, ser um “cadim” falso, pois ele não conhecerá o seu real coração.
Hoje eu te convido a um encontro com um Rei. Esse Rei, embora não humano, se parece com o rei Charles, no que diz saber de tudo o que ocorre com você. Por motivos de segurança, Ele vigia os seus passos. Você tem um encontro marcado com ele, mas ele quer que você escolha o local, é só chamá-lo que pontualmente virá a seu encontro. A roupa que você precisa vestir pra encontra-lo é a sua vontade, não precisa ser bonita, a mais maltrapilha das vestimentas, essa serviria, embora não seja bela que seja sincera a vontade de encontra-lo, pois é na sinceridade em que Ele se apresenta. É fácil encontra-lo. Ele diz que Todo o que chama a Seu nome, esse o encontra. O presente que você pode dar a ele, sim, esse é o presente mais caro do mundo: Sua vida. A majestade de Cristo é do tamanho de Sua glória.
Ofertar a Deus é devolver a Ele, não somente o que lhe é de direito. Ele é quem te dá. Ofertar a Deus é algo que te custará o abrir mão do seu ego e dar-se a pratica do amor. Um presente que pode tocá-lo de forma magnífica é sua adoração. Quando é sincera. O seu encontro com Ele não se acaba, você pode até esquecer-se, mas ele sempre estará presente. Não esqueças a Deus. Que o presente que você separar para Ele seja raro, único no mundo. Esse presente, embora pra alguns não surta efeito seja o que de melhor Deus quer receber de suas mãos: a sua vida por completo. Seus pensamentos, seu tempo dedicado em aprender. Ele retribuirá seu presente com um maior ainda que dura uma eternidade.

Que cristo seja contigo!
Boa semana.
Matheus Gerhard


Escreva para: blogdotheus@yahoo.com.br

_______________________
Leia mais sobre vaidade em: II Reis 17: 15; Jó 7: 16; Jó 15: 31; Jó 27: 12; Jó 35: 13; Salmos 4: 2; Salmos 24: 4; Salmos 39: 5, 11; Salmos 62: 9; Salmos 94: 11; Salmos 119: 37;
Salmos 144: 8; Provérbios 21: 6; Eclesiastes 1: 2, 14; Eclesiastes 2: 1, 11, 15, 17, 19, 21, 23, 26
Eclesiastes 3: 19; Eclesiastes 4: 4, 7, 8, 16; Eclesiastes 5: 10; Eclesiastes 6: 2, 9, 11; Eclesiastes 7: 6, 15; Eclesiastes 8: 10, 14; Eclesiastes 11: 8, 10; Eclesiastes 12: 8; Isaías 34: 11; Isaías 41: 29
Isaías 59: 4; Jeremias 2: 5; Jeremias 10: 3; Jeremias 14: 14; Jeremias 16: 19; Ezequiel 13: 6, 7, 8, 9; Oséias 5: 11; Oséias 12: 11; Zacarias 10: 2; Romanos 8: 20; II Pedro 2: 18.


Leia mais sobre oferta em: Ezequiel 46: 5, 7, 11, 12, 14, 15, 20; Ezequiel 48: 8, 9, 10, 12, 18, 20, 21; Joel 1: 9, 13; Joel 2: 14; Sofonias 3: 10; Malaquias 1: 9, 10, 13; Malaquias 2: 13; Malaquias 3: 4; Mateus 5: 23, 24; Mateus 8: 4; Mateus 15: 5; Mateus 23: 18, 19; Marcos 7: 11
Lucas 5: 14; Atos 21: 26; Romanos 15: 16, 26; Efésios 5: 2; Hebreus 10: 5, 10, 14, 18;
Hebreus 13: 11.

Leia mais sobre amor ao próximo em: Mateus 19: 19; Mateus 22: 39; Marcos 12: 31, 33; Lucas 10: 27; Romanos 13: 9; Gálatas 5: 14; Tiago 2: 8.

Leia mais sobre justificação em: Atos 13: 39; Romanos 2: 13; Romanos 3: 24;Romanos 5: 9
I Coríntios 6: 11; Gálatas 2: 16, 17; Gálatas 3: 24; Tito 3: 7.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Saindo da toca



Na noite de ontem, dia 31 de dezembro de 2008, no ultimo culto do ano, pude ouvir de um grande amigo, que admiro muito, tal frase: “é hora de sair da toca”. Amém! Isso porque ando um tão afastado de meus cargos ministeriais na igreja devido a uns problemas pessoais, como trabalho e outros agravantes e é sobre isso, sobre esse “afastamento das coisas de Deus” que gostaria de te convidar a pensarmos e orarmos juntos. Vamos nessa?


Quando e como entramos em tocas?

Nós temos uma mania de entrarmos, por diversas vezes, em tocas. Se você for buscar por definições no Aurélio para tal palavra, encontrará o seguinte significado: “2. Abrigo, refúgio. 3. Casinha pobre” Embora contextualmente falando, o mais bíblico dessas definições, a que mais nos identificamos com o evangelho, seria abrigo ou refúgio. Eu quis que você soubesse também que quando entramos em tocas, estamos entrando em uma casinha pobre por diversas vezes. A “casinha pobre” é nosso mundo onde nem a mais chegada das pessoas pode entrar. É um lugar só seu. É um lugar simples, humilde. É nesse lugar onde paramos tudo e começamos a pensar em Deus, em nós, em tudo o que ocorreu, o porquê ocorreu. É um período que todos nós passamos e que pode gerar bons frutos ou não. É o nosso refúgio pessoal. Embora um estado de orgulho, na maioria das vezes, é um lugar pra se aprender.

Entramos em tocas pra nos escondermos um pouco do mundo. A palavra tem significado também de buraco que é cavado por animais para se esconderem e assim também fazemos nós. O problema não está em você entrar na toca, mas sim em querer permanecer nela. Quando nós somos atingidos, seja por algo que fizemos, ou por preconceitos, por uma opinião externada e não tão bem recepcionada, ou pensamentos tortuosos e maldosos de outros, ou até quando descobrem um erro meu, a primeira alternativa que temos é querer nos esconder.

Já ouviu aquela famosa frase de avestruz? Sim, de avestruz. Muitas pessoas que passam por um momento de vergonha, geralmente a utilizam: “Se tivesse um buraco aqui eu enfiaria minha cara agora”. Esta vendo como reagimos? Não queremos nos mostrar a ninguém. Não digo nossas afeições, mas a primeira alternativa que temos, após nosso oculto ser visto e se não era tão bom assim como as pessoas pensavam, nosso primeiro pensamento é fugir. Assim como a adolescente que entra em seu quarto bate a porta e não quer falar com ninguém. Ou o “adolescente rebelde que não muda nunca” que trancafiou-se em seu mundo que parece impenetrável. De toda maneira, há momentos que queremos nos esconder de todos e de tudo.

A bíblia diz que somos feitos pra que? R: “Pra louvor da glória do Pai” Todas as coisas inclusive eu e você, fomos criados pra glorificarmos a Deus. Até aí, tudo bem. Mas porque passamos por momentos de agonia? Tenho uma amiga que das cada cinco palavras que ela fala, três são: “Oh, agonia!”. Em contrapartida vem a palavra de Cristo que, segundo seu autor Paulo, nos exorta que em todas as coisas devemos agradecer. (Efésios 5: 20)

Existem horas que falamos tanto, buscamos tanto pra nós, necessitamos tanto. Parece até que temos um vazio impreenchível de tantas que são as nossas necessidades. Esse pode ser um sintoma de toca. Existe um mundo ao nosso redor e o planeta não vai dar uma “paradinha” em seu andamento pra saber se você está bem pra continuar.

Reconhecendo o lugar?

Algumas vezes, quando saía sedo do meu curso, principalmente quando precisava orar, voltava “a pé” pra casa. Era um percurso que durava uma hora e alguns bons minutos, cerca de quase 5 km. Aqueles muitos momentos eram momentos claros de que estava trancado em mim mesmo e não aceitava visita.
Outra situação que vivenciei dentro de minha “toca” é de ver todas as coisas acontecendo, todas aquelas das quais tenho tanto amor e não sair pra realizar. Saber que eu poderia ajudar a melhorar, mas não. Eu não posso, a voz do meu ego dizia: não dá pra ajudar. Leio tanto, canto tanto, vejo tanto, mas não faço nada. Tenho tantas idéias que poderiam mudar os pensamentos e o agir dos meus amigos, irmão, amados próximos a mim para o bem deles, mas infelizmente não saio de mim.

Houve uma história ocorrida com certa pessoa que mostra claro o “estado de toca”. Ocorreu seguinte. Esta veio a cair em sua vida espiritual, era necessário um tratamento com Deus de todas as coisas ocorridas. Como um alguém que fica na enfermaria após uma cirurgia, assim ela se sentia. Não era apenas o pedir perdão, mas precisava de mais um tempo no “hospital”. Esta, por sua vez, era uma pessoa cristã ativa em sua congregação, mas veio a cair em um pecado e foi convidada a parar, dar um tempo, com todas as suas atividades na igreja pra que ela se tratasse e assim, convicta voltasse a suas atividades. Em seu pensamento, sentia-se como a criança que ao realizar algo de errado é levado ao “cantinho do castigo”, retirada dos outros, pra que pense no que aconteceu e no modo como agiu. Era o dia mais difícil de sua vida. Enquanto seu único desejo era de se esconder, e o seu eu nesse estado já se encontrava, eram necessárias às explicações. Um discurso foi lhe dado, prontinho, era como se ela fosse presidir e um redator mais preparado entregasse em suas mãos, o que ela devesse falar e de acordo lá foi ela. Sentindo-se como numa tribuna ela, de frente à igreja, olha todas as coisas que mais amava e declama: “Irmãos, eu estou me afastando de meus cargos, temporariamente, para tratar de assuntos de ordem pessoal e voltarei assim que estiver convicta de minhas ações”. Naquele momento, como se vestisse de um papel, aquele a qual foi entregue, não porque era necessário mentir, mas aquele não era o seu desejo. Ela, porém, diz todo o seu texto, mas não poderia imaginar, ou ainda não havia caído em si de que tudo aquilo não era um momento, era sua vida. Era um momento, difícil, mas que deveria enfrentar. A partir daí, dias depois a caverna da qual essa pessoa entrou parecia cada vez mais profunda. Era um sentimento de perda, pois o maior bem que ela tinha era sua vida na igreja.
Talvez você esteja imaginando: Que pecado é esse de tão grave que essa pessoa cometeu para receber tal tratamento? Ou julgue que tal tratamento foi mui vil, mas sabe qual o motivo dessa pessoa sofrer tanto? Ela mesma. Eu não posso julgar um sofrimento de certo alguém que passe por uma depressão, pois eu não conheço, nem sou especialista no assunto, mas quanto a mim, quando passo por momento que me entristeço em demasia é porque dou muito ouvido a minha voz de consolo que diz: “Quem estão pensando que são?”. No mundo você vai passar por tribulações, mas tenha força, você pode e consegue vencer. Ainda que passardes por um vale de morte: Cristo é o socorro bem presente.


O que impede de sairmos?

Estou escrevendo esse post, a poucos orei a Deus para me instruir suas palavras e agora meu irmão e meu tio estão falando sobre o coro de meu irmão e falam e falam... Isso atrapalha um pouco, mas como em tudo devemos dar graças, resolvi tirar proveito desse impedimento e pensar sobre o que nos atrapalha, o que no impede, o que é pra nós coerção para aprisionarmos nessas tocas.

Pense um pouco, antes de pensar em você. O que você diria aquela pessoa da qual lhe contei seu testemunho? O que você diria a ela pra que ela conseguisse consertar a sua vida? Como ela consegue solucionar seus problemas? Sair da sua toca tão profunda. Pensou nas respostas das perguntas? Guarde-as com você por alguns instantes. Agora pense na sua vida. Você está sozinho lendo este texto. Ainda que haja alguém do seu lado, lembre-se seu oculto é terra que só você e Deus são capazes de visitar. Pense num pecado que cometera. Existem coisas que necessitas de serem melhoradas? Como você pode, como conseguir solucionar? Ou já apegou-se a seus erros? As pequenas “mentirinhas” que conta. As insignificantes vezes que pegou algo emprestado e “se esqueceu de devolver” simplesmente apoderando-se? Como responder agora? Não me leve a mal, talvez nada disso tenha ocorrido com você, mas pode ter certeza que fiz as mesmas perguntas a mim também. Junte as respostas que deu as perguntas relacionadas aquela pessoa, aquelas primeiras perguntas desse parágrafo. Sabe em que resultará? Um caminho pra solução de sua toca.


Saindo da toca?

O primeiro contato que se tem com o mundo após essa saída pode ser complicado, mas quem disse que tudo nessa vida é fácil? Sabe qual o melhor sabor de algo que se ganha? O sabor daquelas coisas que são conquistadas. E merecidas.

Cheguei a uma conclusão: O mundo peca de mais porque vivem trancafiados e rejeitados por si mesmos. Quando resolvemos ampliar nossa visão, é como o abrir de uma janela em nosso mundo e deixarmos que a sol não peça licença, mas invada-nos. E Cristo é o sol capaz de transformar qualquer ambiente.

Vou confessar a você: Eu tenho momentos que quero fugir. Olho as circunstâncias ao meu redor e meu único desejo é fugir. É tão mais fácil fugir, sair correndo, pra longe de todas as pessoas, de tudo o que me cerca, porém eu descobri um novo lugar, mais bonito, lá não há escuridão e não estou sozinho. Esse lugar se chama: Colo de Deus.

Suba a uma alta montanha e veja em a um grau de amplitude maior do que a de uma caverna. Silenciar, em dados momentos pode ser a resposta mais sábia, mas são as respostas de Deus que conduzem à vida. A instrução de um Pai sempre será a melhor. Caminhar com um alguém do lado é mais interessante. Amar e ser correspondido é mais empolgante, Chorar e ser consolado é acreditar que não estás só.

Se você passar por uma toca e em seu interior seja enorme a vontade de entrar, prefira olhar o mundo e ali mesmo, ajoelhar-se e orar. Não esconda, pois sua história pode mudar uma vida. Seus pensamentos são capazes sim. O seu coração é imenso e pra seus erros há aprendizado e renovar de vida através do maior redator da humanidade que mesmo entendendo todas as palavras encanta-se com o seu discurso, o sincero que sai do coração e atinja a sua vida!

Que Cristo seja contigo!

Matheus Gerhard
Bom final de Semana.
Abrço!

"Cedi enfim... admitindo que Deus era Deus, e ajoelhei-me e orei. A dureza de Deus é mais suave que a suavidade dos homens, e Sua coerção é nossa libertação"
Frase do Autor do filme Narnia.